Estancando o Sangramento


Ah, o "sangramento". A palavra que ressoa pelos corredores dos jogos de RPG, alimentando discussões intermináveis. Para os desavisados, "sangramento" é o suposto fenômeno em que as emoções e experiências dos personagens se misturam com as dos jogadores, criando uma espécie de simbiose emocional entre os dois. Mas, afinal de contas, será que o sangramento é mesmo real? Será que as emoções dos nossos personagens nos afetam de verdade?

Por anos a fio, nós, jogadores de RPG, lutamos para convencer nossos pais, professores, líderes político-religiosos e afins de que os jogos de RPG não eram essa coisa alucinógena e perigosa que faria com que todos nós nos transformássemos em Tom Hanks, perdidos em túneis ou nos jogando de pontes porque achávamos que sabíamos o feitiço de voar. 
 
E como lutamos, viu? O tempo e, muita discussão mostraram que jogadores eram melhores em distinguir realidade e fantasia do que as pessoas "comuns". 
 
E depois de tanto tempo provando que somos perfeitamente capazes de separar realidade de fantasia, o que acontece agora? Pois é, a nova geração de jogadores e profissionais da indústria vem com essa história de que os jogos são terapia, podem alterar nosso estado mental e que não conseguimos diferenciar a realidade da fantasia. 
 
Ora, não é absurdo dizer que algo ruim acontecendo com o seu personagem seja devastador para você, caro jogador? Estamos brincando com fogo ao dar crédito a essas ideias, porque isso apenas fortalece os preconceitos antigos contra os jogadores e as bobagens que costumavam circular por aí. 
 
É claro que podemos nos envolver com nossos personagens, experimentar emoções e até pensar como eles no calor do momento. Isso é imersão, algo que muitos de nós buscam nos jogos. Mas daí a dizer que essas emoções permanecem conosco após a partida, é um exagero. 
 
O "sangramento" parece ser apenas uma pretensão sem sentido que não deveríamos tolerar. Já vimos no passado aonde esse tipo de ideia pode levar, e o fato de que agora está surgindo de dentro da própria comunidade de jogadores é perturbador e, sinceramente, lamentável. Então, por favor, deixemos de lado essa ideia de "sangramento" e voltemos a aproveitar nossos jogos como sempre fizemos: com discernimento, responsabilidade e diversão.


 

Comentários

Postagens mais visitadas